‘Meu primeiro arraiá’: recém-nascidos fazem ensaio fotográfico com tema de festa junina em hospital de Fortaleza

Chapéu de palha, blusa xadrez e bandeirinha. Assim foi o cenário para os recém-nascidos da ala de alojamento conjunto do Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC), em Fortaleza, que comemoraram junho, mês das tradicionais festas juninas, com uma sessão de fotos junto às mães.

A equipe da unidade de saúde da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) decidiu pelo tema especialmente porque muita gente não conseguiu participar dos festejos de São João nos últimos dois anos, devido à pandemia de Covid-19.

Os 20 bebês internados, que estão acompanhados das mães, participaram da iniciativa, cujo objetivo foi promover a humanização em meio ao encerramento do mês de celebração dos santos populares.

O tema “Meu Primeiro Arraiá” foi desenvolvido pela Residência Uniprofissional em Enfermagem Obstétrica RIS, da Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE).

A ação proporcionou recordações afetivas para ressignificar o momento de internação de mães e recém-nascidos. Além de vestirem adereços que remetem às festas de junho, os pequenos também foram fotografados para a construção de um mural onde as imagens vão ficar expostas.

“O maior intuito desse projeto, idealizado pelas residentes e pelos profissionais do próprio hospital, em conjunto, é proporcionar um momento de comemoração, que ressignifique essas internação hospitalar tanto para a mãe, quanto para o recém-nascido. Tenta trazer um pouco dessas festividades e dessa humanização para dentro do hospital. É uma forma das mães guardarem de recordação o primeiro São João de seus filhos”, explica Rafaela Mota, preceptora da Residência.

Quem ficou bastante animada com a ação foi a auxiliar administrativa Arlene Dutra, de 33 anos, que deu à luz o primeiro filho no Dia de São Pedro, 29 de junho. Ela comemorou a participação de Anthony na sessão de fotos.

“A gente gostou muito de participar. Foi muito legal. O Anthony, meu primeiro bebê, participou da primeira sessão de fotos de São João. Já vou mandar no grupo da família para fazer sucesso”, conta a mãe.

Para a realização das fotos com os bebês, os pais foram informados previamente. Quem decidiu participar precisou assinar uma autorização para produção de vídeo e fotos. As roupas e elementos utilizados passaram por processo de desinfecção, conforme orientação da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH).

(Por G1 CE)

SOBRE A: CULTURA FM

Fundada em junho de 2009 pela a Associação Comunitária de Comunicação e Cultura de Aracatiaçu. A Cultura FM é um sistema de radiodifusão comunitária, operando na freqüência 105,9 MHz, para Aracatiaçu e toda região leste do município de Sobral.

0 Comentários :

Postar um comentário