Sobre nós

Fundada em junho de 2009 pela a Associação Comunitária de Comunicação e Cultura de Aracatiaçu. A Cultura FM é um sistema de radiodifusão comunitária, operando na freqüência 105,9 MHz, para Aracatiaçu e toda região leste do município de Sobral.

Estamos localizado na Rua Padre Pedro Rocha nº 23, Centro Aracatiaçu Sobral – CE Telefone: (88) 3615.6053 / 3615.6142

Últimas Notícias

Visita à Instância Hidromineral Olho D’água do Pajé inicia estudo de Rotas Turísticas em Sobral

A Secretaria da Cultura e Turismo, em conjunto com a Agência Municipal do Meio Ambiente e a Secretaria da Infraestrutura, realizaram, na última terça-feira (17/08), uma visita técnica à Instância Hidromineral Olho D’água do Pajé, em Taperuaba, para debater alternativas de revitalização para o complexo turístico e formas de conservação para as duas nascentes. Inicialmente uma Reserva Ambiental, o espaço possui chalés e espaço para recepção de visitantes em um terreno de 12,32 hectares.

A visita serviu de ponto de partida para os processos de estudo das Rotas Turísticas de Sobral. Uma iniciativa da Secult para transformar o patrimônio cultural da região em percursos vinculados ao Centro de Referência ao Turismo de maneira a atrair visitantes e incentivar a geração de renda para famílias locais.

Durante a ocasião, a secretária Simone Passos; o coordenador de Patrimônio Cultural, Memória e Museologia, Edilberto Florêncio; a diretora de Parques, Jardins e Unidades de Conservação da AMA, Úrsula Nóbrega; e o gerente de manutenção da Seinfra, João Paulo Araújo, analisaram o estado de conservação das estruturas e discutiram possibilidades de restauração dos espaços valorizando o patrimônio cultural encontrado no local.

“Para além do Centro Histórico, essa zona rural dos distritos de Sobral tem uma potência para o turismo de base natural, comunitária e arqueológica muito grande. A gente tem na região de Taperuaba, Aracatiaçu e Bilheira sítios de pinturas rupestres, monólitos, além de dois espaços fundamentais de reservas naturais”, destacou o coordenador, Edilberto Florêncio.

Também estiveram presentes na visita Neycikele Sotero, coordenadora de Artes, Cultura e Cidadania da Secult; Vicente Batista, diretor do Centro de Referência ao Turismo; Sarah Farias, gerente de biodiversidade da AMA; Rosaldo Freire, gerente da AMA; e Evangelina Oliveira, assistente técnica da AMA.

INSTÂNCIA HIDROMINERAL

Finalizado em 2001 pelo, então, prefeito Cid Gomes como Reserva Ambiental, o projeto objetivava a valorização do turismo ecológico na região do distrito de Taperuaba. Atualmente, a Instância Hidromineral do Olho D’água do Pajé oferece grande potencial turístico pelas riquezas naturais presentes no terreno, sítios arqueológicos com pinturas rupestres e espaço de contato com o bioma da caatinga em seu estado natural.

Além das duas nascentes de água, a Instância Hidromineral possui um complexo de seis chalés, espaço para eventos com três piscinas, recepção, estábulo e acesso ao Rio Pajé. Como também proximidade à Unidade de Conservação Municipal Refúgio de Vida Silvestre Pedra da Andorinha.

Nenhum comentário